Pesquisa no Blog

Pesquisa no Google

 
bove=""

 

CANTINHO DO LANCHE

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

HELIOMAR CD'S

CANAL DE PADRE FÁBIO NO YOUTUBE

QR Code - Aponte a câmera do celular para o código

Rafael Jacinto no YouTube

Art Regina, Art com Grafite

Comunicação Audiovisual -Tavares/PB.

Pauliano Tomaz

Visualizações

contador de acesso
Flores: prefeitura decreta fechamento de bares, restaurantes e suspensão de eventos por 20 dias

Flores: prefeitura decreta fechamento de bares, restaurantes e suspensão de eventos por 20 dias

A prefeitura de Flores, que já havia suspendido as atividades da feira livre por 20 dias...

Sequência de alta do petróleo deixa gasolina e diesel mais caros e etanol mais atrativo

Sequência de alta do petróleo deixa gasolina e diesel mais caros e etanol mais atrativo

Preço do etanol se manteve estável. Na Paraíba, o litro do etanol hidratado vendido...

Suspeito de matar sargento da PM do Vale do Piancó é preso em Goiás

Suspeito de matar sargento da PM do Vale do Piancó é preso em Goiás

A Polícia Civil de Goiás, através da 22ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) de...

Ministério da Educação

Apenas 511 dos 8.368 cursos superiores avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2019, alcançaram a nota máxima. Destes, 9 são ministrados à distância. Os resultados detalhados foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por causa da pandemia, o Enade de 2020 foi cancelado. Ou seja, o próximo balanço só sairá em 2022, com o desempenho de 2021. Mas, os reflexos do novo coronavírus devem aparecer do mesmo jeito, já que as universidades estão tendo de se adaptar saindo das salas de aula e indo para as telas de computadores, celulares, através da internet.

Em 2019, 165 cursos superiores à distância foram avaliados. Destes, 77 alcançaram as notas mais baixas, 1 e 2. Entre todos os tipos de curso, dos 6,1% que atingiram a nota 5, 417 são de instituições públicas, com a maior parte em federais (342). Quase 390 mil estudantes fizeram as provas.

O exame acompanhou cursos do Ano I, que são os de bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, saúde, ciências agrárias e áreas afins, e os tecnólogos em ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e em segurança.

O Enade é um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. As notas vão de 1 a 5. O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos. Aqueles que tiveram um desempenho menor do que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior recebem 4 ou 5.

Perfil dos novos médicos
Por causa da pandemia, o INEP fez um recorte de análise do perfil dos estudantes de medicina e ele mostra uma realidade bem distante da brasileira. A média dos novos profissionais da saúde, que entraram no mercado de trabalho no ano do coronavírus, é formada por jovens de alta renda, com pais escolarizados e que não trabalharam enquanto se graduavam.

Dos quase 390 mil estudantes que fizeram a prova, 61% foram os primeiros da família a fazerem uma faculdade. Já entre os alunos de medicina, 47%, a maior parte, têm pais com ensino superior completo. Além disso, 91% não trabalharam. Entre os estudantes em geral, metade não trabalhou e outros 47% trabalharam mais de 40 horas por semana.

Norte fora do ranking
Um outro destaque feito pelo INEP foi de que a região Norte, dentre os cursos avaliados em 2019, não teve uma pontuação relevante. As regiões mais fortes foram: Sudeste, Sul e Nordeste.

 CNN Brasil