
EMPREGO: Ótica abre vagas em Princesa, Tavares, Manaíra, São José de Princesa, Juru e Água Branca.
A Multi Vision Ótica está oferecendo vagas de empregos para vendedores nas cidades de...

Suspeito morre após tentar assaltar banco e trocar tiros com a polícia
(Foto: Google Street View)Portal CorreioUma tentativa de assalto a uma agência...

PRINCESA ISABEL: Ricardo Pereira fará audiência pública e convida oposição para debater denúncias
O prefeito do município de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, Ricardo Pereira (PSB),...

Filho Mata o Pai á Facadas em São José do Egito.
Uma tragédia aconteceu na Região de Fazenda Nova-Juazeirinho comunidade que fica na...

Adolescente de 14 anos morre na PB vítima de AVC depois de sentir forte dor de cabeça
Uma adolescente, identificada apenas como Larissa, de 14 anos de idade, morreu, na manhã...
Mesmo com um bom período de inverno em 2018, a Prefeitura de Água Branca, no Sertão da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura está auxiliando e apoiando os agricultores na produção de silos e conservação de pastagens no subsolo.
Conceitualmente, silagens são forragens úmidas, conservadas em ambiente anaeróbio (sem oxigênio), que formam um alimento energético para suplementação alimentar de ruminantes domésticos, como bovinos e ovinos.
Apesar de vários tipos de pastos poderem ser conservados nos silos, os mais comuns em nosso município são capim, milho e sorgo.
No Sítio Baixa do Juazeiro, por exemplo, o produtor Zé Ivam recebeu apoio na construção de um espaço suficiente para armazenar 20 toneladas de capim. Nas palavras dele, se todos os agricultores fizessem isso, não existiria dificuldade para alimentar os animais no período de seca. Não haveria a morte de tantos animais e o valor de venda não seria desvalorizado.
Atuante em um dos conselhos municipais, Vavá afirmou que apesar da silagem não ser um processo novo, ele é pouco praticado no nosso município. Segundo Vavá, infelizmente a maioria dos agricultores se acomoda nos anos de inverno bom e não se preparam para os períodos de estiagem. “É muito importante que eles se preparem na época de inverno bom para não sofrerem durante a estiagem”, concluiu.
“Esse é mais um trabalho de incentivo aos trabalhadores do campo de Água Branca. Esperamos que outros agricultores se interessem e adotem o processo de silagem para que não surpreendidos durante as secas”, disse o Secretário de agricultura Gustavo Gouveia que também lembrou o importante trabalho de incentivo da EMATER local.
Sobre o auxílio da prefeitura de Água Branca , Gustavo afirmou que tem sido dado apoio para que os agricultores armazenem seus pastos. “Fornecemos o maquinário para a construção do silo e prestamos apoio técnico para escolha dos melhores locais de armazenagem a fim de que a silagem seja feita de maneira correta e o produtor não tenha percas”, explicou.
O processo é muito proveitoso porque o capim retirado da roça se recupera com poucas chuvas e o armazenado é conservado por vários anos. (Ascom)