Destaque

Centro de Imagem atende pacientes de cinco municípios nesta segunda (27)

Nesta segunda-feira (27), o Centro de Diagnóstico por Imagem Dr....
Leia mais
Destaque

Corpo de empresário que desapareceu durante mergulho é encontrado em açude de Coremas após dois dias de busca

O corpo do empresário Derlandio Nunes, proprietário do Parque de...
Leia mais
Destaque

Pai de padre Fabrício Timóteo, professor Universitário Cláudio Arruda morre aos 68 anos

Faleceu na manhã deste domingo, 26 de outubro, o professor...
Leia mais
Destaque

Leozinho, de Coremas, brilha no Boteco do Ratinho e encanta o Brasil com seu samba

O pequeno Eleonardo Filho, conhecido carinhosamente como Leozinho, de apenas...
Leia mais

Juiz de Água Branca palestra a estudantes, alertando sobre os crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Durante a realização de palestra, nesta quarta-feira (18), o titular da Vara Única da Comarca de Água Branca, juiz Mathews Francisco Rodrigues de Souza do Amaral conscientizou os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Nominando sobre a importância do combate aos crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa fez parte das ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na ocasião, o magistrado orientou os alunos, alertando-os, sobre as condutas que caracterizam violência sexual contra crianças e adolescentes, os crimes passíveis de responsabilização penal, as formas de abordagem normalmente utilizadas por predadores sexuais, que podem ou não se utilizar de violência e ameaça, segundo pontuou Mathews Francisco. O titular da Vara Única da Comarca explicou, também, sobre a forma como acontece a escuta especializada ou especial, por intermédio de equipes multidisciplinares, que atuam nas unidades judiciárias da Infância e Juventude.

“A escola é um espaço privilegiado para a construção de relações sociais pautadas nos Direitos Humanos, sendo o ambiente propício para a abordagem de temas sensíveis e que repercutem diretamente nas vidas de crianças e adolescentes, como medidas de prevenção e combate às diversas formas de manifestação de violência, cometidas contra elas”, salientou o juiz Mathews Francisco.

Os estudantes tiveram, também, a oportunidade de conhecer os órgãos de promoção, investigação e responsabilização atuantes no combate à violência contra crianças e adolescentes, momento em que o magistrado Mathews Francisco explanou sobre a participação da escola, do Conselho Tutelar, da Polícia Civil, do Ministério Público e do Poder Judiciário nas atividades de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Além disso, foram informados dos meios para efetuar denúncia anônima, a exemplo dos canais da Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal (“Disque 100”) e do Governo do Estado da Paraíba (“Disque 123”).

Por Lila Santos com informações da Comarca.

TJPB

Deixe um comentário