Destaque

Sob forte comoção, corpos das vítimas de acidente entre van de estudantes e trator são enterrados no Sertão da PB

Os corpos das duas vítimas do acidente envolvendo uma van...
Leia mais
Destaque

Água Branca: Secretaria de Educação realiza formação para profissionais de apoio e cuidadores educacionais

Sabemos que a inclusão educacional constitui a prática mais recente...
Leia mais
Destaque

Ricardo, Ana Paula e Garrancho participam do Bett Brasil 2024 em São Paulo

| Com o tema “Inovação com propósito”, o Bett Brasil...
Leia mais
Destaque

Napoleão Laureano inicia bazar de telefones, perfumes e eletros

O Hospital Napoleão Laureano realiza a partir desta terça-feira (23)...
Leia mais
IMG-20230830-WA0029
IMG-20230830-WA0028
IMG-20230830-WA0030
Slide
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Sob forte comoção, corpos das vítimas de acidente entre van de estudantes e trator são enterrados no Sertão da PB

Os corpos das duas vítimas do acidente envolvendo uma van de estudantes que colidiu com um trator entre as cidades de São Bento e Paulista, no Sertão da Paraíba, foram enterrados nesta terça-feira (23), sob forte comoção de parentes e amigos. O velório das vítimas aconteceu em uma igreja na cidade de Paulista.

O acidente aconteceu na noite da última segunda-feira (22) e vitimou Yerik Silveira Mariz, de 11 anos, e Letícia Almeida, de 17 anos.

De acordo com informações confirmadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba que participaram dos resgates, Yerik morreu ainda no local. Já Letícia chegou a ser socorrida em estado grave para o Hospital de Paulista, mas morreu pouco depois de dar entrada na unidade hospitalar.

No velório de Yerik Silveira, Valentin Farias, um amigo da família da criança, disse que foi um choque a morte inesperada do garoto, principalmente pelo fato de que ele estava na van para ir para escola estudar.

“Infelizmente a gente está passando por esse trágico acidente, porque na verdade a gente sabia que as crianças estavam estudando, além de tudo, porque o estudo traz o progresso”, lamentou.

O pai de Letícia Almeida, a outra vítima do acidente que aconteceu na PB-293, entre Paulista e São Bento, disse que a dor que estava sentindo pela perda da filha era “sem limites”.

“Nunca imaginei em passar por uma situação dessas, uma dor deste tamanho é sem limites. Ela era uma menina muito educada, obediente, uma joia rara”, lamentou o pai de Letícia, Fernando Freitas.

Após os velórios dos corpos das duas vítimas em locais separados, houve uma missa conjunta realizada em uma igreja em Paulista, e posteriormente os corpos foram enterrados. A praça da Igreja de São José, onde aconteceu o evento religioso, ficou tomada pelos moradores da cidade.

Yerik Silveira Mariz tinha 11 anos e Letícia Almeida tinha 17 anos — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Yerik Silveira Mariz tinha 11 anos e Letícia Almeida tinha 17 anos — Foto: Reprodução/TV Paraíba

O acidente

Acidente entre as cidades de Paulista e São Bento, no Sertão da paraíba, vitimou duas pessoas — Foto: Beto Silva/TV Paraíba

Acidente entre as cidades de Paulista e São Bento, no Sertão da paraíba, vitimou duas pessoas — Foto: Beto Silva/TV Paraíba

O acidente foi registrado no início da noite da segunda-feira (22), quando a van que transportava os estudantes bateu em uma retroescavadeira que estava parada no acostamento. O motorista do veículo maior informou que parou no local depois de problemas mecânicos minutos antes do acidente. Ele ainda tentava sinalizar a área quando houve a batida.

Todos os estudantes moravam em Paulista, mas estudavam em escolas particulares de São Bento. Eles retornavam da aula para a cidade onde moravam, num percurso de 25 km, quando aconteceu a colisão.

Além das vítimas fatais, outros quatro estudantes entre 13 e 17 anos foram transferidos para o Hospital de Paulista. Essas quatro pessoas seguem internadas, mas não se sabe a gravidade dos casos.

As demais pessoas feridas, incluindo aí o motorista, foram levadas para o Hospital de Pombal. São casos considerados menos graves, em que estavam conscientes e estáveis.

As escolas que os estudantes mortos frequentavam emitiram notas de pesar e de luto ainda na noite de segunda-feira (22).

G1 PB 

Água Branca: Secretaria de Educação realiza formação para profissionais de apoio e cuidadores educacionais

Sabemos que a inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.

Pensando assim, a equipe da Secretaria Municipal de Educação realizou na segunda-feira (24/04), na Escola Municipal Mãe Iaiá, formação para os profissionais de apoio e cuidadores educacionais.

O encontro de Formação intitulado “ O cuidador Educacional como agente transformador da realidade”, proporcionou aos presentes, músicas, palestra, dinâmica e atividades diversas. Além dos cuidadores e profissionais de apoio, se fizeram presentes os gestores das escolas municipais e coordenadores pedagógicos.

Para a orientadora educacional Clenice Paulino “o papel da escola consiste em favorecer que cada um, de forma livre e autônoma, reconheça nos demais a mesma esfera de direito que exige para si. O nosso objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento as nossas crianças de toda rede municipal de ensino.

Ascom/PMAB 

Ricardo, Ana Paula e Garrancho participam do Bett Brasil 2024 em São Paulo

| Com o tema “Inovação com propósito”, o Bett Brasil 2024, maior evento de inovação e tecnologia para a educação na América Latina, acontece desta terça-feira (23) até a próxima sexta-feira, 26 de abril, em São Paulo (SP), no Expo Center Norte.

| O evento é direcionado a gestores, coordenadores, mantenedores, educadores e debaterá a importância da educação como instrumento ativo de mudança na sociedade, com inovações direcionadas para o bem-estar social e a transformação positiva, que contribuam para um futuro mais igualitário e inclusivo por meio da formação educacional.

| O prefeito Ricardo Pereira, a secretária de Educação, Ana Paula e o presidente do Poder Legislativo, Ednaldo de Melo (Garrancho), estão representando Princesa Isabel no evento, onde além dos debates e painéis, acontecem exposições com o que há de mais moderno no segmento pedagógico e suportes educacionais.

| ASCOM/PMPI

Napoleão Laureano inicia bazar de telefones, perfumes e eletros

O Hospital Napoleão Laureano realiza a partir desta terça-feira (23) o Bazar Solidário HNL, a partir das 8h da manhã. A iniciativa visa angariar fundos para custear o tratamento de pacientes do SUS com câncer na Paraíba do SUS.

Os mais de mil produtos que foram doados pela Receita Federal, que destinou diversos perfumes originais, equipamentos de TI e de odontologia, smartphones, relógios inteligentes e calçados que serão vendidos com preços bem abaixo do mercado.

O Bazar solidário vai funcionar na recepção principal do Laureano, em que toda a população poderá vir conferir de perto as inúmeras ofertas de comprar produtos de alta qualidade a preços acessíveis.

“A gente ficou muito grato com essa doação da Receita, assim continuaremos ofertando atendimento de excelência a todos pacientes oncológicos do SUS. Nossa intenção é realizarmos o bazar HNL todos os dias até zerar o estoque. Convidamos toda a população para vir conhecer e comprar os produtos, que além de aproveitarem os preços baixos estarão nos ajudando na luta contra o câncer”, ressalta o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena.

Sua compra faz toda a diferença! Ao adquirir produtos do Bazar Solidário HNL, você contribui diretamente para a compra de medicamentos e insumos, manutenção da infraestrutura hospitalar e qualificação profissional da equipe médica, garantindo que os pacientes SUS tenham acesso a um tratamento completo e eficaz, com melhores recursos.

Quem não puder comparecer ao HNL neste sábado poderá adquirir os produtos pelo link: https://bazarhnl.online/ .
O que você vai encontrar no Bazar Online:

* Eletrônicos: smartphones, pen-drives, roteadores e muito mais!
* Perfumes: Fragrâncias internacionais para todos os gostos.
* Calçados: Sapatos e tênis para homens e mulheres.
* Térmicos: garrafas e copos
* Roupas: camisetas masculinas

MaisPB

Reunião para implementação do Parque Nacional da Serra do Teixeira é realizada com participação de representantes das cidades e entusiastas

Por: Teixeira em Foco.

Uma reunião para início da implementação do Parque Nacional da Serra do Teixeira, foi realizada na tarde desta segunda-feira (22), e contou com a participação de representantes dos municípios integrados, de associações, ONGs, empreendedores, pesquisadores e entusiastas.

O encontro que ocorreu na sede da secretaria de educação do município de Teixeira, foi comandada pelo Gestor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Damião Dantas.

Durante o momento, foram debatidos temas importantes sobre o Parque, retirado dúvidas dos presentes e compartilhado experiências focadas no desenvolvimento do ecoturismo.

Esta reunião marcou o primeiro passo estabelecendo rede de contatos, e sobretudo focada em destacar a relevância da conservação do Bioma Caatinga, com sua rica fauna e flora, bem como o potencial do ecoturismo na região.

Um dos participantes foi o coordenador da agência Sertão Extreme Ecoturismo e Gerente de Turismo de Patos-PB, Túlio Xavier que com sua experiência de 10 anos na região, deu importantes contribuições nas reflexões expostas.

O Parque Nacional

Continua após a publicidade
Assinado pelo Presidente Lula, em Junho de 2023, o Parque Nacional da Serra do Teixeira, abrange 12 municípios paraibanos, sendo eles: Água Branca, Cacimba de Areia, Catingueira, Imaculada, Juru, Mãe D’Água, Maturéia, Olho D’Água, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José do Bonfim e Teixeira.

Possui uma área de 61.095 hectares do bioma da caatinga e é o primeiro parque no Estado da Paraíba.

O principal objetivo com a criação do parque é o de preservar a biodiversidade, promover o turismo ecológico e atividades lúdicas em contato com a natureza, além de reforçar o cuidado e a proteção da fauna e da flora locais.

Com informações do Sertão Extreme e Sudema

Júri condena acusado de matar ex-namorada à pena máxima de 30 anos de prisão, na Paraíba

O acusado de feminicídio triplamente qualificado, Jucélio Dantas Pereira, foi condenado a 30 anos de prisão na noite dessa segunda-feira (22). O julgamento foi realizado no Tribunal do Júri de São Bento, no sertão da Paraíba.

Jucélio é acusado pelo assassinato da ex-namorada, Maria Kaliane Medeiros, de 36 anos. O crime aconteceu em setembro de 2023, quando a vítima estava fazendo compras em São Bento. De acordo com a Polícia Civil, ela foi morta a tiros pelo ex-namorado.

O homem fugiu em seguida, no entanto, ele se entregou às autoridades depois de ser denunciado pelo próprio pai, que afirmou em depoimento na época do crime, que o filho teve um relacionamento com a vítima cerca de um ano. O namoro teria acabado poucos dias antes de o crime acontecer.

O acusado foi condenado pela Justiça, mas ainda pode recorrer da decisão. Segundo o Fórum Criminal de São Bento, Jucélio irá cumprir pena em regime fechado no presídio de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. Portal Correio

Programa Opera Paraíba realiza mais de 770 cirurgias em dez cidades no fim de semana

O programa Opera Paraíba realizou, nesse fim de semana, cirurgias eletivas em dez cidades de todas as regiões do estado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos paraibanos. Foram 773 procedimentos, sendo 72 na especialidade de cirurgia geral, 39 ginecológicas, 12 ortopédicas, cinco de cabeça e pescoço, 500 oftalmológicas, 86 de otorrino, nove urológicas, 15 pediátricas e 35 vascular. As cidades contempladas foram João Pessoa, Guarabira, Solânea, Campina Grande, Taperoá, Monteiro, Patos, Santa Luzia, Catolé do Rocha e Pombal. 

A interiorização do serviço e facilitação do acesso da população às cirurgias eletivas é um dos objetivos do programa, criado pelo Governo do Estado em 2019. De lá para cá, já são mais de 100 mil procedimentos realizados.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, destaca que o Opera Paraíba diminuiu consideravelmente o tempo de espera pelas cirurgias eletivas através da expansão do programa e aumento no número de procedimentos oferecidos. “O Opera Paraíba transformou a saúde do estado, por meio de uma logística para aumentar a oferta de procedimentos, a partir da interiorização dos serviços de saúde. Este ano, estamos intensificando os procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias ortopédicas, urológicas e bariátricas, e temos como foco também a implantação das cirurgias oncológicas, neurológicas, e cardíacas”, detalhou. 

Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.

Prefeitura de Princesa realiza limpeza no sangradouro do açude Jatobá II

| A equipe da Secretária de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura de Princesa Isabel/PB, realizou no início da tarde desta segunda-feira (22) a limpeza das margens do sangradouro no açude Jatobá II, que sangrou na última sexta-feira e recebeu no fim de semana centenas de banhistas. O governo municipal também instalou lixeiras temporárias para recolhimento diário.

| A prefeitura também orienta aos banhistas que, ao terminar o momento de lazer, o lixo deve ser colocado preferencialmente em sacolas e depois nas lixeiras para evitar danos ao meio ambiente.

| ASCOM/PMPI

Tavares inicia Vacinação contra a Febre Aftosa para bovinos e bubalinos

A Prefeitura de Tavares, no Sertão da Paraíba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza até o dia 04 de maio, a vacinação contra a Febre Aftosa, destinada aos rebanhos bovinos e bubalinos. A vacina é gratuita para pequenos produtores, que possuem até 15 animais. Maiores informações na secretaria de agricultura, localizado na rua Anália Nóbrega, ao lado do açougue.

A secretária de agricultura, Maely Carneiro, orienta os produtores rurais sobre as datas da vacinação em suas localidades e destaca o dia “D” que será realizado no sitio Macambira em parceria com a Associação Beneficente – ABEM.

“Em Tavares iniciaremos a vacinação nesta terça-feira, 23 de abril e seguiremos até o dia 04 de maio. É importante os produtores se atentarem as datas em suas localidades. O dia D, será no sabádo, no sitio Macambira, na residencia do popular Zé de Nezin, a partir das 7h”.

Cronograma:
23/04 : Sítios Mocambo e Arara, e Povoados Jurema e Belém;
24/04: Boa Vista, Pau d’ Arco e Inácio Alves;
25/04: Lagoinha, Fala I e II, Laje Grande e Laje Cumprida;
26/04: Barros, Contendas, Bonita;
27/04: Dia “D” Macambira e sítios vizinhos;
30/04: Olho d’ Seco, Queimadas I e II, e Batinga;
01/05: Castanheira, Cacibinha e Povoado Silvestre;
02/05: Pinto, Tavares e Lajedo Bonito;
03/05: Laje de Onça, Minadouro e Domingos Ferreira;
04/05: Curisco e sítios vizinhos.

Ascom/PMT

Corpo é encontrado em apartamento em Itaporanga; suspeita inicial é de suicídio

O corpo de um homem foi encontrado sem vida em um apartamento em Itaporanga, na noite da última sexta-feira, dia 19 de abril. Já em avançado estado de decomposição, o homem foi identificado como sendo Luiz Fagner Estácio Faustino. 

Segundo informações de familiares, ele estava desaparecido há pelo menos dois dias. 

Vizinhos sentiram um mau cheio vindo de um apartamento, e acionaram a Polícia Militar. Os agentes encontraram o corpo do jovem, com sinais de enforcamento. Uma corda estava atada ao pescoço da vítima quando foi encontrada.

A suspeita inicial é que ele tenha cometido suicídio, mas a informação só será confirmada pela equipe de Medicina Legal. 

Com informações de Diamante Online