João Azevêdo renova parceria com o Unicef para fortalecer políticas públicas
O governador João Azevêdo assinou, nesta sexta-feira (31), na Granja Santana, em João Pessoa, memorando de entendimento com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem o objetivo de fortalecer a política pública de promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes em áreas como saúde e nutrição, educação, proteção contra violências, água, saneamento, resiliência climática, proteção social e equidade étnico-racial e de gênero.
Na oportunidade, também foram celebrados os 75 anos de atuação do Unicef no Brasil que firmou seu primeiro acordo de cooperação com a Paraíba em 1950.
Atualmente, o selo Unicef é uma das principais estratégias do Fundo no Brasil. Na nova edição, a Paraíba alcançou uma adesão histórica de 222 municípios, integrando uma rede nacional com mais de 2 mil municípios engajados. Esta edição traz como destaque o compromisso com a qualidade e a equidade, priorizando nas políticas públicas as infâncias e adolescências negras, indígenas e quilombolas.
O novo memorando de entendimento busca consolidar e ampliar os planos de ação já em curso no estado, fortalecendo o diálogo com Secretarias Estaduais e Municipais, promovendo resultados concretos para as crianças e adolescentes paraibanos.
Também estiveram presentes os secretários Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Ari Reis (Saúde), Lídia Moura (Mulher e da Diversidade Humana), Jean Nunes (Segurança e Defesa Social), Pollyanna Dutra (Desenvolvimento Humano) e Edilson Amorim (executivo da Gestão Pedagógica), além de Immaculada Pietro (chefe do Escritório do Unicef para Alagoas, Paraíba e Pernambuco), Verônica Bezerra (especialista em Educação) e Antônio Isídio (diretor da Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social).
Unicef – Presente em mais de 190 países e territórios, o Unicef atua para garantir os direitos de cada criança e adolescente, com prioridade para aquelas em situação de maior vulnerabilidade. No Brasil, a organização desenvolve parcerias com governos municipais, estaduais e federal, além de organizações da sociedade civil, com o objetivo de ampliar e qualificar políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.