NOTA: UNIDADE DE ACOLHIMENTO INFANTIL – PRINCESA ISABEL/PB
Em razão de informações que circulam nas redes sociais sobre um incêndio ocorrido na Unidade de Acolhimento Infantil, em Princesa Isabel – PB, esclarecemos o seguinte:
• Ainda é prematuro afirmar se a origem do incêndio foi criminosa ou acidental, uma vez que o laudo pericial da Polícia Científica ainda não foi concluído;
• O adolescente de 16 anos acolhido desde setembro de 2025 na ala onde aconteceu o incidente foi ouvido pelas autoridades competentes, encontra-se sob custódia do Estado;
• Em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nenhuma informação adicional sobre o custodiado pode ser divulgada.
• A Unidade de Acolhimento Infantil (UAI) é equipada com rede de extintores e segue todos os protocolos de segurança vigentes.
A UAI integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e é regulamentada pela Portaria nº 121, de 25 de janeiro de 2012, do Ministério da Saúde. O serviço é destinado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e familiar, que fazem uso de álcool e outras drogas, apresentando dependência, uso nocivo de substâncias ou transtornos mentais relacionados.
A permanência dos usuários é provisória, com duração máxima de seis meses, e sempre acompanhada por equipe técnica especializada.
Unidade de Acolhimento Infantil – Princesa Isabel/PB