Destaque

Guarda Municipal de Água Branca capacita funcionários da EMEIF Delfino José dos Santos em primeiros socorros e combate a incêndios

No compromisso contínuo de zelar pela segurança e bem-estar da...
Leia mais
Destaque

Homem faz live revelando locais de boca de fumo e é assassinado na porta de casa, na Paraíba

Um homem foi morto com mais de 10 tiros na...
Leia mais
Destaque

Gaeco dá parecer favorável para Padre Egídio ir para prisão domiciliar

O padre Egídio Carvalho, acusado de desvios milionário no hospital Padre...
Leia mais
Destaque

Escola Municipal do Rosário recebe material do Programa Alfabetiza Mais Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado...
Leia mais

Paraíba terá acesso garantido à vacina contra Covid-19 através da Política Nacional de Imunização, diz secretário

Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa

A Paraíba terá acesso garantido à vacina contra Covid-19, que for aprovada para o combate, através da Polícia Nacional de Imunização. A informação foi repassada ao ClickPB pelo secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, nesta quinta-feira (20).

Daniel explicou ao ClickPB que, embora estados estejam em uma corrida para testar e fabricar a vacina, as doses resultantes de um trabalho completamente aprovado cientificamente serão usadas por todos os estados através do SUS (Sistema Único de Saúde) e da Política Nacional de Imunização.

O secretário disse que “é sempre importante esclarecer que as vacinas que estão sendo estudadas no Brasil com dinheiro público, uma vez aprovadas para produção e uso, estarão obrigatoriamente disponíveis em todo o país por meio da Política Nacional de Imunização do SUS. Não podemos confundir instituições de pesquisa e seus locais de origem com exclusividade de uso.”

Na última terça-feira (18), em entrevista ao Arapuan Verdade, Daniel Beltrammi já havia pontuado que “não sabemos o quão a vacina russa pode ser boa ou não” no combate ao coronavírus. “A vacina russa é muito difícil de avaliar porque eles praticamente não publicaram nada a respeito. Eles não compartilharam nada ainda com a comunidade científica internacional. Não sabemos o quão a vacina russa pode ser boa ou não.”

Mas ele destacou os avanços de outras duas vacinas que estão, inclusive, em fase de testes no Brasil. “Agora a vacina da Oxford, que tem uma parceria no Brasil com a Fundação Oswaldo Cruz, e a vacina chinesa do consórcio Sinovac com o Instituto Butantan, no estado de São Paulo, elas, sim, estão já em uma fase avançada. São duas das seis vacinas que estão no que a gente chama de fase 3 porque está sendo aplicada na população de maneira ampliada. As duas vacinas, inclusive, agora estão sendo aplicadas em voluntários com mais de 60 anos. O que também é importante para a gente compreender se elas vão conseguir imunizar, de fato, idosos também.” ClickPB

Deixe um comentário