Destaque

Tavares: Secretaria de Saúde realiza caminhada de conscientização e prevenção contra o Aedes Aegypti

Com o objetivo de alertar a população para o combate...
Leia mais
Destaque

Prefeito Coco de Odálio anuncia concessão de Incentivo Financeiro Adicional para Agentes de Saúde e Agentes de Endemias.

Nesta quarta-feira (28/02) o prefeito de Tavares, no Sertão da...
Leia mais
Destaque

TCE-PB aprova contas de 2022 da Prefeitura de Princesa Isabel; já são seis aprovadas

Com a aprovação das contas referentes ao ano de 2022...
Leia mais
Destaque

SÃO FRANCISCO: Prefeitura de Princesa retoma calçamento da Rua Zacarias Sidônio

A prefeitura de Princesa, no Sertão da Paraíba, retomou as...
Leia mais

Descobertas arqueológicas colocam Água Branca na Rota do Patrimônio Natural e Histórico do Nordeste

Durante esta semana, Água Branca recebeu a equipe de pesquisadores do ICMBio/Cecav/LABAP-UEPB, que percorreu o município em busca de cavernas e sítios arqueológicos. O objetivo era realizar pesquisas científicas para catalogar e planejar ações de manejo visando a conservação dos ambientes cavernícolas e das espécies associadas. Ao todo, 21 cavernas foram encontradas, contribuindo para o Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie) e ressaltando as riquezas naturais e históricas do município.

As descobertas incluíram cavernas e pinturas nas localidades de Patreado, Cabaças, Exu, Lage D’água e Carapuça, destacando-se ainda o Letreiro e Poço Comprido em Água Branca. Como parte da iniciativa, os alunos da Escola Antônio Vigolino foram agraciados com uma palestra sobre cavernas e achados arqueológicos ao término da expedição.

A expedição foi articulada pelo prof. dr. Juvandi de Souza Santos do LABAP/UEPB, e estiveram com ele, o analista ambiental, Diego Bento, e o técnico ambiental José Latagan de Freitas, ambos da BAV ICMBio/Cecav/RN, juntamente com pesquisadores do LABAP/UEPB, Ian Victor Silva Cordeiro Souto e a pós-doutoranda, Silvia Yasmin Lustosa Costa. José Edinaldo Sousa foi guia turístico local, que acompanhou toda a expedição.

Segundo Adriana Santos, secretária de Agricultura, o compromisso da gestão do prefeito Tom, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, persiste no cuidado e zelo pela história do município. Além disso, a administração avança na busca do conhecimento e parcerias para promover o desenvolvimento do Turismo Rural e a conservação dos sítios arqueológicos e da biodiversidade local.

Ascom Governo Municipal de Água Branca

Deixe um comentário